Tudo sobre a IS 175-012 B da ANAC
Acima de tudo, neste post você vai ver tudo sobre a IS 175-012 B da ANAC. Ela entrou em vigor efetivamente em 02/05/2022. Vamos abordar:
- O que é a RBAC?
- O que é uma Instrução Suplementar?
- O que é a IS 175?
- Quais são as IS 175 publicadas?
- Origem e tudo sobre a IS 175-012 B da ANAC
- Embalagem Secundária: Cânister ou Ziplock?
- Efeito nos Custos de Transporte
- ICAO e ANAC
O que é a RBAC?
O RBAC é um regulamento brasileiro de aviação civil. Através dele, a ANAC estabelece critérios, baseados na ICAO DOC 9284, o qual determina o padrão internacional de transporte aéreo de produtos perigosos.
A ICAO, por sua vez, baseia-se no Orange Book, da ONU, criando a partir dele as suas Instruções Técnicas. Elas são convergentes com a IATA, mas podem ser menos restritivas do que a mesma.
O objetivo principal da RBAC, assim como de suas referências, é a garantia da garantia de voo.
O que é uma Instrução Suplementar?
Assim como capítulos de um livro, são publicadas as Instruções Suplementares dentro da RBAC. Elas definem temas específicos a serem regulamentados.
O que é a IS 175?
Acima de tudo, a IS 175 tem como foco a padronização e normatização do transporte de artigos perigosos em aeronaves civis.
Quais são as IS 175 publicadas?
Antes da IS 175-012, foram publicadas outras instruções suplementares relacionadas. Foram elas:
- 175-001: Orientações para o transporte de artigos perigosos em aeronaves civis;
- 175-002: Focada no treinamento do pessoal envolvido;
- 175-003: Sobre o preenchimento completo do CT-e – e MDF-e;
- 175-004: Abrange expedição e transporte de substâncias biológicas e infectantes em aeronaves civis;
- 175-006: MAP – Manual de Artigos Perigosos;
- 175-007: Também sobre um programa de treinamento de artigos perigosos;
- 175-008: Solicitação e obtenção de aprovação e isenção para transporte de artigos perigosos por via aérea.
- 175-009: Instruções para preenchimento e envio do Relatório de Transporte de Artigos Perigosos à ANAC.
- 175-010: Um guia de resposta a emergências para incidentes aeronáuticos envolvendo artigos perigosos.
- 175-011: Modelo de declaração do expedidor para artigos perigosos.
Origem e tudo sobre a IS 175-012 B da ANAC
Publicação Original
Originalmente publicada em 25/03/2021, a IS 175 foi postergada por três vezes, até a entrada real em vigor.
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Classificação de Risco
Primordialmente, a IS 175-012 B foca na regulamentação das embalagens para o transporte de material biológico classificado como Categoria B, UN3373.
Ou seja, não se aplica para os materiais de Risco Mínimo ou Isento.
Testes Realizados
Teste de Queda
O conjunto de embalagem, deve resistir a um teste de queda de 1,2 m, sem que haja vazamento nas embalagens primárias.
Teste de Empilhamento
Assim como a queda, o conjunto deve ser capaz de suportar, sem dano ao recipientes primários, um teste de empilhamento de pelo menos 24 horas, equivalente ao peso total de volumes idênticos empilhados a uma altura de 3M.
Pressão Interna
Certamente o maior desafio das validação, a norma determina que um dos recipientes, a embalagem primária (tubos, etc) ou secundária (cânister, zip-lock) deve suportar o teste de pressão interna de 95kPa.
Testes Adicionais
Igualmente importantes, devem ser feitos também o teste de perfuração e teste com spray d’água.
Quem pode Realizar os Testes
Primeiramente, somente laboratórios acreditados pelo INMETRO podem realizar os testes.
Certificado e Relatório Completo
Enfim, após a realização com sucesso dos testes, devem ser emitidos dois documentos: o certificado, o qual será apresentado a cada embarque aéreo, e o relatório completo, o qual irá detalhar todos os testes e deve ser apresentado somente quando solicitado.
Alguns pontos importantes sobre o relatório:
- Deve ter validada clara de até 3 anos
- É preciso que conste numeração (protocolo), o qual deve ser compatível com o descrito na caixa validada (certificado x embalagem).
- Descrição resumida das embalagens testadas, quantidades e tipos de refrigeração.
Embalagem Secundária: Cânister ou Ziplock?
Na validação, uma dúvida frequente é sobre o uso do cânister ou ziplock. Ambos podem ser utilizados, desde que a embalagem primária seja devidamente validada. A LogLife realizou o teste com ambas e possui certificação para as duas.
A vantagem do cânister é que ele abrange uma maior gama de possibilidades de primárias, pois entram as mais frágeis, que não suportam o teste de pressão interna também.
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Efeito nos Custos de Transporte
Consequentemente a IS 175-012 B, houve um aumento geral de custos dos transportes, em decorrência do maior gasto com embalagens. Algumas transportadoras, como a LogLife, absorveram a maior parte, mas no geral os preços médios da cadeira subiram.
ICAO e ANAC
A ANAC, é importante lembrar, baseia-se na ICAO, da ONU, e é uma das normas base no transporte aéreo de materiais perigosos. Além dela, as CIAs aéreas.
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LifeBox da LogLife
Assim como fomos a primeira empresa a tirar o alvará para o transportes de material biológico, fomos também a primeira que validou a primeira embalagem, estando aptos tantos para fornecer transporte com embalagem validada e segura, como também estamos comercializando embalagens para clientes que querem somente a mesma, não precisando do transporte.
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