fbpx

Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

O que é a IATA?

O que é a IATA?

Quem trabalha com transporte de material biológico fala muito em IATA, mas afinal: o que é a IATA?

Fundação e Sede

Antes de mais nada, é importante dizer que ela foi fundada em 1945, em Cuba. Hoje ela representa mais de 290 CIAs aéreas pelo mundo, o que engloba um total de 82% de todas as existentes.

A associação internacional de transporte aéreo, está atualmente sediada no Canadá.

Missão

Acima de tudo, a IATA tem a missão de representar, liderar e atuar em todos os setores da aviação, desde cargas até passageiros.

A ideia, antes de mais nada, é que atuem na criação de medidas que visem e padronizem medidas com foco em economia, segurança, estratégias, políticas e regras.

Resoluções

Portanto, o foco da IATA é o de padronizar, através de resoluções. Elas visam estabelecer critérios e regras, em sintonia com os governos locais, para elevar o nível de segurança do transporte aéreo global.

A IATA e o Transporte de Material Biológico

Um dos principais pontos dela, dentro do transporte de amostras biológicas, é através das resoluções de embalagem dos materiais (como a PI 650). Elas padronizam os tipos de embalagens de transporte a serem usadas.

Código Aeroportuário IATA

Além das demais responsabilidades, a associação internacional de transportes, ajudou a criar os códigos padronizados dos aeroportos, os quais são utilizado em todo o mundo (como CNF, CGH, etc).

Agências de Turismo

Ademais, no transporte de passageiros, a agência internacional possui um papel importante na regulamentação da venda de passagens aéreas. Para uma empresa de turismo poder comercializar passagens diretamente ao consumidor, sem intermediários, ela precisa ter o registro na associação internacional.

IATA Clearing House (ICH)

Assim como ela possui um papel importante na segurança, tem também uma função de ser uma facilitadora comercial internacional. Através da ICH, as CIAs aéreas comercializam, entre elas, serviços prestados de uma para a outra.

Importância de Segurança

  • Seguradoras: garante um elevado nível de segurança aérea, o que reduz sinistros e gastos.
  • Sindicatos: aumenta o cuidado que protege os profissionais que atuam no setor aéreo.
  • Passageiros: reduz, a níveis historicamente baixos, os números de acidentes aéreos, além de promover uma gradativa democratização do transporte aéreo de cargas e passageiros.
  • Transportadoras: garante eficiência e eficácia no transporte de cargas.

COMPARTILHAR


Posts Relacionados

Mude para a LogLife

Fale com um especialista

Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco