Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

Auditorias no Transporte de Material Biológico

Auditorias no Transporte de Material Biológico

As auditorias, no transporte de material biológico, servem para verificar se os procedimentos estão sendo feitos de acordo com as regras estabelecidas, sejam elas internas ou externas, como da RDC 504 (ANVISA), da Resolução 5598 (ANTT) ou o DGR (IATA), dentre outras.

Algumas vezes, são identificadas não conformidades no processo e elas precisam ser devidamente tratadas. Aqui, é preciso realizar a ação corretiva, mas principalmente analisar a causa raiz e a prevenção do problema, para que a não conformidade não venha a se repetir no futuro.

Neste post, vamos ver:

  • Processos Organizados
  • Auditorias no Transporte de Material Biológico e a sua Relação com a ISO e a PALC
  • O que é uma auditoria interna?
  • Auditoria Documental
  • Auditoria de Campo
  • Cronograma de Auditorias do Transporte Biológico

Processos Organizados

Um ponto chave para uma boa organização, é uma correta definição de processos, os quais devem estar acessíveis e claros para todos os envolvidos.

Uma espécie de central de documentos, em que todos os setores busquem e arquivem seus fluxogramas e processos em um só local, sob responsabilidade doo time da qualidade, é indicado.

Isso garante padronização da forma e dos processos, evitando desatualizações (o conhecimento fica registrado e atualizado).  

Nesta central, deve ser controlado a versão e o vencimento – de preferência com verificação anual, conforme determina a RDC 504 no parágrafo único do artigo 5º. 

Com o uso da tecnologia, é possível deixar todos os formulários em conformidade com facilidade, determinando os preenchimentos de maneira padronizada. 

Auditorias no Transporte de Material Biológico e a sua Relação com a ISO e a PALC

Empresas que possuem acreditação/certificação externa, como ISO ou PALC, precisam realizar auditorias frequentes, para garantir que o procedimento está sendo seguindo, gerando assim maior confiabilidade junto aos pacientes, além de maior segurança dos envolvidos no transporte biológico.

O que é uma auditoria interna?

A auditoria interna, nada mais é do que um olhar para dentro, em busca de oportunidades de melhoria nos processos, na capacitação ou mesmo no engajamento dos colaboradores.

A ideia da auditoria não é apontar culpados, mas sim promover a melhoria contínua.

Em geral, os problemas que aparecem em uma auditoria são originados por um processo pouco definido ou confuso, um fluxo de treinamentos ineficaz ou mesmo pela falta de motivação e engajamento do time envolvido. Nos três cenários, a auditoria tende a gerar mudanças internas para melhor.

Auditoria Documental

Uma importante auditoria no transporte biológico é a documental. Ela pode ser feita de dentro do escritório, verificando coisas como:

  • Declaração de Conteúdo dos transportes
  • Validação de transporte
  • Registros de treinamentos
  • Registros de saúde (ASO, vacina, etc)
  • Registro de limpeza de veículos
  • Contrato de prestação de serviço (se logística terceirizada)
  • Documentação legal do parceiro (se logística terceirizada)
  • POP de Transporte
  • Manual de Biossegurança
  • POP Limpeza e Desinfecção
  • E por ai via.

Auditoria de Campo

A outra auditoria, agora já com um viés mais prático, é a de campo. Nela, o auditor vai focar em verificar se os registros e processos realmente estão sendo cumpridos. Por exemplo, pode ser acompanhada uma coleta/entrega e verificado se os processo descritos no POP ou na Validação de Transporte de fato são cumpridos.

Cronograma de Auditorias do Transporte Biológico

Ademais, para que um processo de auditoria funcione, ele precisa ser organizado e seguido. Um dos principais erros é o furo no cronograma e a falta de constância no processo de auditoria. É necessária a organização de datas/processos/auditores. O ideal, é a utilização de uma ferramenta, preferencialmente em modelo kanban, como o Pipefy, Planner, Trello, etc.

Clique Aqui e conheça o nosso Curso: Transporte de Material Biológico: Todas as exigências da IATA, ANAC, ANTT e ANVISA

COMPARTILHAR


Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco