fbpx

Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

Transportadora de Material Biológico

Transportadora de Material Biológico

Como escolher uma transportadora de material biológico

Neste post você vai entender como escolher uma transportadora de material biológico. A nossa ideia é realmente te ensinarmos a escolher, para que tenha a liberdade de buscar o que é melhor para o seu negócio.

Vale a pena terceirizar o transporte de materiais biológicos?

Você já pensou em terceirizar o transporte de material biológicos e garantir toda comodidade do processo, sem ter que se preocupar com os detalhes aqui citados e particularidades envolvidos no processo?

Deixando essa parte importante do seu negócio nas mãos de quem já tem expertise no assunto, essa é uma ótima escolha para quem deseja focar em expandir o negócio, sem ter gastos com pessoal, estrutura e processos.

Ou seja, terceirizar o transporte de materiais biológicos ajuda você a ganhar tempo e reduzir custos, sendo a terceirização a opção ideal para empresas que buscam agilidade, comodidade e segurança na logística de material biológico.

Aqui na LogLife, trabalhamos com um SLA de 96%, conseguimos realizar gestão personalizada de acordo com sua necessidade, além de ajudarmos você a otimizar sua logística, sem deixar de oferecer a flexibilidade que você tanto precisa.

Como escolher um bom fornecedor de transporte de material biológico?

Ter bons fornecedores é essencial para qualquer negócio. Uma empresa depende de outras para suprir necessidades diversas e, por isso, essa fase de escolha merece uma atenção cuidadosa. 

Seus fornecedores farão parte do seu negócio e dos seus processos, refletindo a sua imagem para seus clientes. Mas você sabe como selecionar um bom fornecedor de logística?

É comum fazer buscas pela internet ou buscar uma indicação quando queremos encontrar uma empresa que supra nossas necessidades. E sempre damos bastante atenção às indicações, pois acreditamos nas pessoas que já testaram um produto ou serviço.

E se você está em busca de um parceiro de transporte de materiais biológicos neste momento, confira as nossas recomendações para selecionar o ideal!

Atendimento

O atendimento é um ponto muito forte. Afinal, se o fornecedor não preza por uma comunicação educada, ágil e comprometida, você não deixará seus clientes em suas mãos, certo? Portanto, analise se você se sentiu bem se comunicando com essa empresa, se o seu prazo de atendimento foi cumprido e se ela demonstra seriedade em suas interações com você;

Preço

É claro que esse tópico é sempre bem observado na grande maioria das vezes, mas esse não deve ser o ponto principal. É preciso refletir sobre o fornecedor que trará benefícios a longo prazo para o negócio. 

Então, no momento de realizar o orçamento com várias empresas, pergunte também se estão em dia com as documentações, confira como funciona seu operacional e saiba se o que ela oferece atende as necessidades da sua empresa.

Flexibilidade

Em uma área como a da Saúde, em que a cada momento tudo muda, é necessário contar com a flexibilidade. Portanto, veja se os fornecedores com os quais está conversando podem auxiliá-lo em uma emergência ou montar um projeto específico para se adequar à sua empresa, por exemplo.

Qualidade

Observe a qualidade do serviço contratado, busque informações no site da empresa, veja se conhece seus clientes, procure ler depoimentos ou até mesmo conversar com alguma empresa que já fez ou faz uso desse serviço.

Cumprimento de prazo

Principalmente no caso dos materiais biológicos, o cumprimento do prazo é o que garante que o material chegará estável ao seu destino. Portanto, confira o SLA de coletas e entregas do fornecedor e verifique se ele está no nível que a sua empresa precisa.

Localização

Veja se o fornecedor é capaz de atendê-lo em todos os locais que você pretende atuar e se ele conta com parceiros presentes nessas regiões. Essa conexão garante que você seja assistido por onde seu material passar, sem precisar se preocupar.

Esperamos que essas dicas o ajudem a fazer uma escolha acertada, afinal, essa fase é capaz de transformar ou afetar negativamente todos os seus clientes e, consequentemente, o seu negócio.

Quais são os diferenciais da LogLife no transporte de material biológico?

É fato, ao decidir terceirizar o transporte de materiais biológicos da sua empresa, seja ela um hospital ou um laboratório, por exemplo, é necessário verificar se a contratada cumpre com as normas e leis exigidas, saber a qualidade do serviço e do atendimento e conhecer os seus diferenciais.

Por isso, somos sempre transparentes e mostramos como de fato a LogLife pode ajudar a sua empresa. Veja a seguir!

Quem é a LogLife?

A Origem

Todas as empresas costumam nascer para resolver algo que, aparentemente não tinha solução — e com a LogLife não foi diferente! Em 2009, o nosso fundador trabalhava em um laboratório veterinário, até então local, e atuava na implementação de uma logística nacional de captação de amostras.

Até aquele momento, a operação era local e centralizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, foi fechada uma parceria com uma transportadora para aumentar o raio de atuação do laboratório.

3 Pilares

Acontece que, com o passar do tempo, o atendimento (flexibilidade) deixava a desejar, bem como o cumprimento de prazos (previsibilidade), e a falta de expansão da região de atuação da transportadora (capilaridade) não permitia o seu crescimento na velocidade que o laboratório precisava.  

Para resolver o problema, foi criado, ainda em 2011, um setor de logística interno, com organização própria das operações, havendo uma internalização do processo de logística.

Porém, com o passar do tempo, o atendimento interno já chegava a mais de 50 cidades, o que gerou a busca de outros laboratórios (humanos) para compartilhar a logística implementada, mas também desviava o foco de atuação do laboratório, que era fazer exames.

Foi aí que o nosso fundador sugeriu aos sócios do laboratório a criação de uma empresa de logística separada, independente, a qual seria sócia do laboratório e sua fornecedora de logística.

O principal objetivo era captar outros clientes, da área humana, bem como evitar que o laboratório perdesse o foco no seu core business. A partir daí, surgiu a LogLife, em outubro de 2012.

Pioneirismos na RDC 20

Ainda em 2013, reunimos com a vigilância sanitária para entendermos o motivo de não haver uma legislação específica para o transporte de material biológico. Todos usavam o alvará de transporte de Correlatos,  o qual é mais genérico e abrangente.

Passado algum tempo a Anvisa criou a RDC 20, em 10 de abril de 2014, e a LogLife correu para se tornar a 1ª empresa do Brasil a conseguir o alvará na nova legislação.

A vanguarda nos fez ser responsáveis pela criação de boa parte dos modelos adotados hoje para obtenção do alvará para transporte de material biológico. Isso porque muitos documentos eram genéricos e foram criados pela LogLife, com ajuda da VISA BH,  durante a sua primeira fiscalização.

Nosso DNA

A nossa origem deixou marcas profundas e positivas, que estão em nosso DNA até os dias de hoje. Ter nascido dentro de um laboratório e ter sido cliente de uma transportadora, nos fez ver o que era realmente importante no transporte de material biológico, mas que, ao mesmo tempo, era pouco ofertado pelas transportadoras.

Foi a partir disso que surgiram os nossos 3 pilares, que você vai conhecer logo a seguir. Em resumo, transportar material biológico há mais de 11 anos nos fez conhecer profundamente o processo, os desafios, a seriedade e o que se espera de uma transportadora que atua nesse segmento.

Quais são os grandes pilares que nos definem?

Usamos os nossos pilares, basicamente, para que sua empresa:

  1. sempre tenha com quem contar em uma emergência;
  2. consiga se prevenir de imprevistos;
  3. atenda a todos os cantos do Brasil sem sair do lugar.

Gostou? Entenda mais a fundo como trabalhamos esses conceitos no nosso dia a dia!

Flexibilidade

Entendemos que, na área da Saúde, as mudanças são constantes. Portanto, estamos sempre abertos a ajudar nossos clientes durante as possíveis emergências, pois, para nós, flexibilidade é igual a responsabilidade e empatia.

Previsibilidade

Sabemos que a Logística pode ser considerada um setor bastante imprevisível. Mas, com alguns métodos — como as bandas de previsibilidade, o rastreio de carga e a nossa torre 24h — é possível trazer para nossos clientes a previsibilidade de que precisam para que confiem e se tranquilizem.

Capilaridade

Já pensou poder atender a todos os cantos do Brasil, sem precisar estar nesses locais fisicamente? É exatamente isso que fazemos com nossos parceiros diariamente: unimos cidades e pessoas com segurança de ponta à ponta.

Trabalhamos com um processo ágil e eficaz

Depois de mais de 10 anos de experiência, criamos o nosso próprio processo, baseando-nos nos protocolos de aviação. Contamos com uma Torre de Monitoramento, dividida em 6 etapas:

  1. Solicitação do serviço;
  2. Agendamento do serviço;
  3. Coleta do material; 
  4. Embarque do material;
  5. Desembarque do material;
  6. Entrega do material.

Oferecemos materiais de qualidade

Para que nossos clientes não precisem se preocupar nem mesmo com a organização das embalagens e dos materiais para conservação de suas cargas, a LogLife fornece as LifeBox — nossas caixas homologadas para transporte de material biológico categoria B (UN3373), disponíveis em 3 L, 8 L e 12 L.

Trabalhamos também com os kits, contendo a embalagem secundária, terciária, almofada absorvente e lacre de identificação. Assim, sua empresa garante o embarque seguro de seus materiais, que estarão devidamente identificados.
Além disso, sabemos das necessidades de cada material, por isso, fornecemos gelo seco e gelo reciclável (gelox), caso seu material deva seguir congelado ou refrigerado.

Onde estamos?

São mais de 300 rotas. Veja quais são as cidade atendidas em todas as regiões do Brasil.

Além dessas cidades, atendemos a todas aquelas que estão em um raio de 200 Km de distância delas, para que você possa ter acesso a muitas oportunidades.

O transporte de materiais biológicos envolve muitos detalhes, concorda? Por isso, é tão importante deixar essa fase essencial do serviço oferecido pela sua empresa com um fornecedor que tem bastante conhecimento na área e consiga atender a todos os requisitos necessários para proporcioná-los o sucesso desejado.

Sendo assim, estar em conformidade com as normas e leis, ter um atendimento de excelência, apresentar qualidade no serviço e comprometimento com os prazos são apenas alguns dos pontos que você precisa saber analisar para decidir o futuro do seu negócio. 

Além disso, a LogLife consegue oferecer flexibilidade, previsibilidade e capilaridade, pois nosso objetivo é de ir além. E se você deseja nos conhecer mais a fundo para saber como podemos ajudá-lo, não deixe de entrar em contato conosco, estamos prontos para atendê-lo!

COMPARTILHAR


Posts Relacionados

Mude para a LogLife

Fale com um especialista

Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco