fbpx

Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

O que é pesquisa clínica?

O que é pesquisa clínica?

De acordo com o Hospital Albert Einstein, pesquisa clínica é definido como “… pesquisas científicas que envolvem seres humanos e têm como objetivo avaliar a segurança e eficácia de um procedimento ou medicamento em teste por meio da coleta de dados (exames, procedimentos, coleta de sangue e outros materiais biológicos, entrevistas etc).”

(Fonte: https://www.einstein.br/pesquisa/pesquisa-clinica/o-que-e)

Desta forma, a pesquisa clinica é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento não somente da saúde, mas também para a ciência como um todo.

Ensaio Clínico x Pesquisa Clínica

Antes de mais nada é importante diferenciarmos o que é pesquisa clínica e ensaio clínico.

Segundo a SBBPC, existe uma clara diferença prática entre ambos os conceitos.

O Ensaio Clínico é sempre destinado ao estudo de algum medicamento, vacina ou produto e precisa de aprovação dos órgãos sanitários, seja ANVISA para produtos humanos ou o MAPA para produtos veterinário.

Já a Pesquisa Clínica pode ser para acompanhamento de determinada doença, a pesquisa de determinados medicamentos após a aprovação de uso. Um dos grandes financiadores de pesquisas clínicas é o próprio ministério da Saúde.

O Brasil e o Estudo Clínico

Segundo a ABRACO (Associação Brasileira das Organizações Representativas de Pesquisa Clínica), o Brasil é o sexto maior mercado de medicamentos do mundo e de 2006 a 2019, 247.168 estudos clínicos foram realizados no mundo todo. Desse total, 6.037 no Brasil.

(Fonte: https://abracro.org.br/pesquisaclinicanobrasil/)

Uma etapa importante é o recolhimento das amostras as quais serão analisadas no estudo. É comum nas pesquisas, as amostras serem colhidas em diversas cidades, desta forma, vários centros espalhados pelo Brasil prestam o serviço de coleta e preparo das amostras. 

No entanto, também é comum que a análise das amostras coletadas seja concentrada em um único laboratório, o qual tem toda a estrutura (equipamentos e pesquisadores) para elaboração do estudo.

É nesta etapa que entra a LogLife, no transporte de material biológico.

A Logística e a Pesquisa Clínica

O transporte de amostras biológicas é essencial para a pesquisa clinica e qualidade deste serviço é crucial para a fidelidade dos dados da pesquisa.

O motivo da importância de uma logística especializada e qualificada é que a maioria dos resultados não consistentes para a análise de amostras está na fase pré-anlítica, e é nesta fase que está a logística do material biológico.

Segundo um artigo publicado pelo laboratório Fleury (link: https://www.fleury.com.br/medico/artigos-cientificos/exames-laboratoriais-e-a-importancia-dos-cuidados-pre-analiticos) “a fase pré-analítica concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados não consistentes com o quadro clínico do paciente. Estima-se que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios”. 

Portanto, em um estudo clínico é fundamental a escolha de empresas de logística especializada no transporte de material biológico.

Na LogLife, fazemos o transporte especializado para diversas indústrias farmacêuticas, fundações e universidades, desta forma, oferecemos um serviço personalizado para cada tipo de pesquisa clinica. 

COMPARTILHAR


Posts Relacionados

Mude para a LogLife

Fale com um especialista

Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco