Tipos de Refrigeração no Transporte de Amostras Biológicas
Existem basicamente três tipos de refrigeração no transporte de amostras biológicas. São eles:
- Temperatura ambiente
- Refrigerado
- Congelado
A RDC 20 (agora RDC 504) normatiza a obrigatoriedade da validação de transporte para a correta definição de qual o tipo de refrigeração deve ser utilizada no transporte, bem como a quantidade de material refrigerante.
Tipos de Materiais Refrigerante
Primeiramente, vamos abordar os dois principais tipos que utilizamos na LogLife e que recomendamos. Contudo, para determinados tipos de amostras, como células tronco, pode ser utilizado também o nitrogênio líquido.
Gelox
O gelox é um gelo reutilizável. Na LogLife, utilizado o modelo de placa de 400ml:
A grande vantagem do gelox é que ele tem um custo razoável e pode ser reutilizado. A desvantagem é que ele precisa ser bem calculado para a temperatura de 2 a 8 graus. Caso contrário, pode ser insuficiente.
A maioria dos materiais classificados como UN3373 são transportados com gelox.
Gelo Seco
O gelo seco é um gelo utilizado em festas e também muito útil para manutenção de congelado. Ele tem curta duração, mas alta capacidade de congelamento:
Acima de tudo, a principal vantagem do gelo seco é a sua capacidade de congelamento rápido e o tipo de embalagem de transporte não precisar de grandes alterações para o uso dele.
Já os principais desafios são:
- Por ter baixa duração, o ideal é que seja comprado localmente, na cidade da coleta, o que reduz o ganho de escala;
- Seu custo varia muito de acordo com a cidade;
- Talvez o principal desafio, nem todas as cidades possuem fornecedor frequente de gelo seco.
Adesivos Utilizados no Transporte com Gelo Seco (conforme IATA)
Explicando os 3 tipos de refrigeração no transporte de amostras biológicas
Transporte de Material Biológico em Temperatura Ambiente
Primordialmente, não é utilizado nenhum material refrigerante para os transporte em temperatura ambiente. A exceção é para regiões muito quentes, onde pode ser necessária a utilização de alguma unidade de gelox para que a temperatura não ultrapasse o teto. O transporte em temperatura ambiente é muito comum para amostras em papel filtro ou materiais para anatomia patológica.
Tipo de material refrigerante
Nenhum ou apenas poucos gelox.
Temperatura de Transporte
Em geral, as temperaturas fixam na faixa de 20 a 30 graus.
Transporte de Material Biológico Refrigerado
Como dito anteriormente, este é o mais frequente tipo de refrigeração. Muito comum para transporte de amostras de sangue e soro.
Tipo de Material Refrigerante
Aqui, o principal produto refrigerante é o gelox.
Temperatura de Transporte
A temperatura aqui varia entre 2 e 8 graus.
Transporte de Material Biológico Congelado
Ao passo que o transporte refrigerado é muito frequente, o transporte congelado já é utilizado para amostras específicas, como células tronco e alguns tipos de exames com soro ou outros materiais biológicos. Tem um volume menor de transporte.
Tipo de Material Refrigerante
Aqui, recomendamos o uso do gelo seco. É possível utilizar nitrogênio líquido, mas indicamos seu uso somente para células-tronco. Os demais transportes podem ser feitos com gelo seco.
Clique aqui para baixa a PI 650 traduzida
Temperatura de Transporte
A fim de manter um congelamento, neste tipo transporte congelado, estamos falando de temperaturas abaixo de 0 graus, chegando até a -70.
Portanto, como ficou demonstrado no texto acima, a escolha certa do tipo de refrigeração, bem como da sua quantidade, é fundamental para a estabilidade das amostras no transporte de material biológico.