Transporte de Material Biológico para COVID 19
O transporte de material biológico para COVID 19 tem um volume enorme, por conta da pandemia, mas possui a necessidade de cuidados e atenção, sempre obedecendo a RDC 504. Vamos ver:
- Tipo mais Utilizado para Transporte
- Temperatura de Armazenamento e Transporte de Material Biológico para COVID 19
- Materiais Refrigerantes
- Classificação de Risco
- Embalagem de Transporte
Tipo mais Utilizado para Transporte
O tipo de coleta mais utilizado, que necessita de transporte, é o swab nasal. O kit é conservado em temperatura ambiente até a sua utilização, mas requer cuidados após a coleta.
Temperatura de Armazenamento e Transporte de Material Biológico para COVID 19
O swab nasal, após a coleta do exame para COVID 19, pode ser armazenado por até 72h em temperatura refrigerada (idealmente 4 graus). Após 72h ele precisa ser congelado.
Materiais Refrigerantes
Como falando anteriormente, este tipo de transporte requer refrigeração, logo, existem duas possibilidades:
- No caso de transportes com até 72h (da coleta no paciente até a entrega) é possível a utilização do gelox para conservação da temperatura entre 2 e 8 graus.
- No caso de prazos (entre a coleta no paciente e a entrega do material) acima de 72h, pode ser utilizado o gelo seco para manter o material congelado.
Classificação de Risco
Assim como a maioria dos materiais para análise laboratorial, o material biológico transportado para COVID 19 é classificado como Categoria B, UN3373.
Embalagem de Transporte
A embalagem de transporte a ser utilização deve seguir o padrão da PI 650, da IATA, para transporte de material biológico UN3373.
Deve ser utilizado modelo tríplice, com embalagens primária, secundária e terciária.