Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

A NBR ISO/IEC 17025 e o Transporte de Material Biológico 

A NBR ISO/IEC 17025 e o Transporte de Material Biológico 

Neste post vamos ver:

  • O que é a norma ISO/IEC 17025? 
  • Por que devo acreditar o laboratório?
  • Pontos de atenção que os laboratórios acreditados devem ter sobre o transporte de material biológico
  • Confiabilidade

O que é a norma ISO/IEC 17025? 

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é uma norma de referência mundial, que estabelece requisitos gerais para a capacitação específica dos laboratórios de ensaios e/ou Calibrações, incluindo amostragem. Os Laboratórios em conformidade com esta norma, estarão de acordo a NBR ISO/IEC 9001 também. 

A finalidade dessa normatização é a padronização dos testes laboratoriais e a demonstração que as organizações têm um sistema de gestão implementado, bem como são tecnicamente competentes e capazes de produzir resultados válidos. 

Por que devo acreditar o laboratório?

A certificação garante um padrão internacional para atestar a competência dos laboratórios em seus ensaios e/ou calibrações, o que atesta um diferencial de concorrência. 

Além disso, define que a amostragem, que é o ato de coletar as amostras adequadamente para que seja realizado o ensaio nas condições ideais, siga uma diretriz qualitativa, incluindo todas as fases de processo, como: itens a serem ensaiados ou calibrados, manuseio e identificação, definição dos métodos, instalação e condições ambientais necessárias, competência de pessoal e cumprindo requisitos relacionados à gestão da qualidade. 

A instrução normativa visa a realização da medição de forma controlada, sob todos os seus aspectos e não somente na questão de rastreabilidade metrológica a padrões de medição internacionalmente aceitos. 

Pontos de atenção que os laboratórios acreditados devem ter sobre o transporte de material biológico: 

A implementação dos requisitos da NBR ISO 17025 proporciona resultados válidos, relacionados aos processos que fazem parte da rotina e para isso o laboratório deve ter um procedimento especifico para o transporte.  Tais requisitos buscam prevenir que resultados inválidos sejam emitidos. 

As exigências relativas à qualidade dos materiais biológicos, deve ser assegurada durante o transporte, para garantir a prestação de serviços em ambiente de alta confiabilidade quanto aos requisitos de biossegurança, rastreabilidade, integridade, estabilidade, sigilo e outros:

  • Definir e documentar os processos operacionais;
  • Realizar os registros de não conformidade do transporte e periodicamente analises críticas para oportunidades de melhorias;
  • Considerar a variação cronobiológica: é preciso verificar o tempo de deslocamento e o acondicionamento correto para preservar a amostra; 
  • Treinamento adequado dos profissionais envolvidos: Biossegurança, POP, limpeza e higienização;
  • Monitoramento, controle e registros de temperatura de acordo com as especificações, métodos ou procedimentos pertinentes;
  • Identificação correta para evitar retrabalho, erros nas análises e assegurar a confidencialidade dos dados;
  • Coletas acondicionadas adequadamente: amostras em embalagens primárias de acordo com a especificidade de cada material. 
  • Estabelecer os critérios de aceitação das amostras;
  • Validação das rotas através de um estudo para garantir a segurança do transporte realizado e a estabilidade do material.
  • Conduzir auditorias internas em intervalos planejados;
  • Calibração dos instrumentos para aferição de temperatura no transporte, como termômetros e termohigrômetros.

Confiabilidade:

Para que um laboratório possa oferecer resultados confiáveis, assim como análises executadas de forma correta, além de uma equipe capacitada, é necessário que se utilize uma amostra biológica devidamente conservada e transportada de forma a manter a integridade do material coletado.

As normatizações padronizam os processos, identificam falhas, geram pontos de melhoria e criam um ciclo de melhoria contínua.

Um sistema de gestão de laboratório baseado na NBR ISO/IEC 17025 tem o intuito de promover a confiança na operação de laboratórios, além de garantir que os mesmos operem de forma competente e sejam capazes de gerar resultados válidos. 

Clique Aqui e conheça o nosso Curso: Transporte de Material Biológico: Todas as exigências da IATA, ANAC, ANTT e ANVISA

COMPARTILHAR


Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco