fbpx

Blog

Fique por dentro das notícias e novidades da LogLife.

POP de Transporte de Material Biológico

POP de Transporte de Material Biológico

Neste post, iremos elencar os principais pontos que você precisa saber sobre POP de transporte de material biológico.

O POP de transporte de material biológico é parte fundamental da exigência da legislação, além disso, faz parte da tríade de documentos essenciais para todos os motoristas serem treinados. A RDC 20 o chamou de “procedimento escrito”, vamos entender um pouco mais!

O que significa POP?

Antes de tudo, é importante definirmos o significado de POP – Procedimento Operacional Padrão – esse processo é muito utilizado em empresas com padronização pela ISO, PALC, ONA, etc.

A ideia do documento é padronizar os procedimentos a serem executados, ou seja, tornar o processo de produção algo formal dentro de determinadas diretrizes. Em outras palavras, o objetivo é organizar como cada atividade deve ser realizada visando o aumento da produtividade e diminuição de custos.

O que é o POP de Transporte de Material Biológico?

Conforme vimos no tópico anterior, o POP tem como objetivo organizar o processo de produção para aumentar a eficiência produtiva e a diminuição de custos. Além disso, o POP de transporte de material biológico, padroniza os processos visando também a segurança na execução do trabalho.

Dessa forma, é imprescindível constar no documento a formalização da parceria de transporte, com todos os pontos acordados entre a transportadora e o laboratório.

Elaboração do POP de Transporte de Material Biológico

Quem elabora?

A princípio, ele é preparado pela transportadora e apresentado para a aprovação do cliente. Além disso, geralmente é revisado pelo fornecedor do serviço ou por um terceiro.

Quem deve assiná-lo?

Posteriormente a aprovação, o documento deve ser assinado, pelo menos, por quem o elaborou, quem o revisou, pelo cliente e pelo responsável na transportadora.

Campos gerais

A princípio, os documentos padronizados devem conter:

  • Título
  • Versão
  • Data da última atualização
  • Paginação
  • Nomes e assinaturas dos responsáveis pela elaboração e aprovação do documento
  • Abrangência
  • Documentos de referência
  • Objetivo do documento.

Definição das Embalagens

Um dos pontos a serem tratados no POP de transporte de material biológico é o tipo de caixa ou embalagem a ser utilizada, bem como quem será responsável pelo fornecimento.

Portanto, o ideal é que o documento esclareça sobre o uso e responsabilidade pelo fornecimento de:

  • Embalagem primária;
  • Secundária;
  • Terciária;
  • Isopor (se for intermunicipal);
  • Plástico bolha (se aplicável);
  • Manta absorvente;
  • Lacre de segurança;
  • Gelo ou Gelo Seco.

Definição de Nomenclaturas

Outro ponto importante no POP é a definição clara das nomenclaturas. São elas:

  • Remetente: quem envia o material
  • Destinatário: quem recebe o material e o processa
  • Tomador: quem paga pelo transporte do material biológico
  • Transportadora: quem transporta o material biológico

Declaração de Conteúdo

É importante que no POP de transporte de material biológico haja a definição do tipo de declaração de conteúdo a ser utilizada, bem como quem será responsável pelo preenchimento e arquivamento da mesma.

Preparação do Material

Em seguida, o documento deve deixar claro quem será responsável por manusear e embalar o material biológico. Dessa forma, o encarregado deve colocar as embalagens primárias, secundárias e terciárias devidamente lavradas e prontas para o transporte.

Em geral isto é responsabilidade do remetente, pois é um profissional da saúde.

Registro de Temperatura

É importante também esclarecer em documento quem será o responsável pela aferição e registro da temperatura do material, bem como armazenamento do dado da temperatura de saída e de chegada.

Endereços

Igualmente importante, os endereços da operação, assim como os horários e a rota de transporte devem ser definidos neste documento.

Ao mesmo tempo, todas as cidades atendidas nesta operação devem constar no documento.

Portanto, a ideia é que ele sirva de base para o treinamento do time operacional interno e externo da transportadora.

Validação de Transporte

É importante que o POP seja definido a partir de uma validação de transporte, pois é o estudo que vai esclarecer as condições ótimas para um transporte seguro das amostras.

Dessa forma, se na validação foi definido que serão utilizadas 2 caixas de 3L, com 2 gelox em cada, no POP da operação deve constar exatamente esta informação.

Treinamentos

Antes de mais nada, o objetivo da existência de um POP de transporte de material biológico é para ser a base padronizada para treinamento da equipe. Por isso, ele deverá ser utilizado para capacitar novos entrantes internos (gestão) e externos (motoristas) nas operações executadas.

Este treinamento deve ser registrado e arquivado para apresentação ao cliente e em fiscalizações sanitárias. A sua reciclagem deve acontecer anualmente ou quando houver alguma alteração no procedimento.

Um POP para cada cliente

Em conclusão, cada cliente deve ter a sua operação registrada em um POP próprio, com todas as suas particularidades e definições. Portanto, o estudo de validação de transporte deve esclarecer as características e melhores condições para se realizar um POP de material de transporte biológico personalizado.

Com segurança, qualidade e eficiência a LogLife oferece o melhor serviço de transporte de amostras biológicas. Conheça agora!

Clique aqui e baixe o modelo de POP

COMPARTILHAR


Inscreva-se em nossa News Letter

E fique por dentro das novidades da LogLife

Precisa de ajuda? Converse conosco