A PALC e o Transporte de Material Biológico
A PALC e o Transporte de Material Biológico são dois temas extremamente importantes em um laboratório.
Neste post, vamos ver:
- O que é a PALC?
- Qual é a Relação entre a PALC e o Transporte de Material Biológico?
- Como escolher uma transportadora que te ajude com a PALC?
- Treinamentos: exigência da PALC e do transporte de material biológico
- Rastreabilidade
- Contrato e POP
- Validação de Transporte
- SLA e Satisfação do Cliente
- A PALC e a Transportadora de Material Biológico Certificada ISO 9001
A primeira, gera a confiança no mercado em relação as boas práticas. Já a segunda, garante que o laboratório cumpre as determinações para o transporte de material biológico, ponto este que pode afeta até as fiscalizações sanitárias do mesmo.
O que é a PALC?
A PALC é o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).
Os laboratórios acreditados por ela, cumprem um conjunto de processos e regras, os quais geram maior qualidade, segurança e precisão nas análises clínicas.
Qual é a Relação entre a PALC e o Transporte de Material Biológico?
Antes de mais nada, a análise clínica passa pela coleta do material no paciente, seguida do transporte da amostra até a unidade de processamento do material biológico. Tudo isso, faz parte do pré-analítico de um exame.
Sendo assim, o transporte de material biológico é extremamente relevante em uma certificação que gera exatamente segurança de qualidade dos exames daquele estabelecimento.
Assim seja, um laboratório que pretende ter e manter a PALC, deve ter um olhar atento para o seu processo de transporte, pois será cobrado por isso.
Como escolher uma transportadora que te ajude com a PALC?
Acima de tudo, a transportadora utilizada deve possuir autorização para atuar no transporte de material biológico, apresentando para vocês os seguintes documentos iniciais:
- Alvará sanitário (conforme a RDC 504)
- Registro na ANTT
- Certificado válido do IBAMA
- Registro do estabelecimento no conselho de classe
- Registro do responsável técnico
- POP de transporte de material biológico
- Manual de Biossegurança
- POP de Limpeza e Desinfecção
Treinamentos: exigência da PALC e do transporte de material biológico
Após o fechamento do contrato, a transportadora deve apresentar, pelo menos, três treinamentos dos motoristas que atuam na sua operação. São eles:
- Biossegurança
- Limpeza e Desinfecção
- Transporte Biológico ou POP do Cliente
Rastreabilidade
Ademais, outro ponto que será cobrado em auditoria da PALC e também fiscalização sanitária é a rastreabilidade do material transportado.
É fundamental que a transportadora possua um sistema que garanta a rastreabilidade durante o transporte e gere transparência do mesmo.
Contrato e POP
Posteriormente a análise de documentos iniciais, deve ser exigido, antes do início da parceria, o envio do contrato de prestação de serviço e o POP de transporte biológico. Os dois documentos devem estabelecer todas as responsabilidades dos agentes envolvidos em cada etapa do processo.
Validação de Transporte
Mais um tema muito cobrado em auditorias e fiscalizações, está a validação de transporte. Ela geralmente é realizada pelo laboratório, com auxilio da sua transportadora. Através dela, você garante um estudo que ateste a segurança do transporte realizado no sentido da estabilidade do material biológico.
SLA e Satisfação do Cliente
Além dos pontos anteriores, é importante que a transportadora possua uma meta de SLA (sugerimos 96%), para que seja avaliada se cumpre ou não os prazos de coleta/entrega. Igualmente interessante que ela tenha um programa de avaliação e tratamento da satisfação dos seus clientes e do registro de ocorrências e não conformidades.
A PALC e a Transportadora de Material Biológico Certificada ISO 9001
Assim como a PALC, a ISO 9001:2015 pretende garantir que as empresas certificadas cumpram determinadas regras e processos, objetivamente a qualidade do produto ou serviço.
Sendo assim, é de grande valia que a transportadora utilizada pelo laboratório, caso o serviço seja terceirizado, já seja certificada na ISO 9001:2015 e já possua um sistema de melhoria contínua.
Com isso, ela certamente já possui diversos itens que serão cobrados pelo laboratório para a auditoria da PALC.