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Como se preparar para a fiscalização na RDC 504

Como se preparar para a fiscalização na RDC 504

As normas costumam apresentar redação densa e complicada, o que é um desafio para o gestor saber como se preparar para a fiscalização na RDC 504.

Em alguns casos, quem aplica a legislação pode até extrapolar o que é exigido por uma norma usando de outras normas relacionadas, sob o fundamento da analogia.

Com a RDC 504 também existe este desafio.

Por isso, para descomplicar a redação da Resolução, indicamos quais são os principais pontos que serão cobrados em uma fiscalização sanitária. 

São eles:

Alvará Sanitário na RDC 504

Sem dúvida o documento mais importante a ser apresentado em uma fiscalização, tendo em vista que uma empresa só poderá transportar materiais biológicos se devidamente licenciada frente ao órgão competente local;

Procedimento Operacional Padrão (POP)

O POP de transporte de material biológico descreve com detalhes as responsabilidades que a RDC 504 determina e deixa a critério das partes como se dará a relação. Deverá tratar principalmente sobre a validação do transporte, medição de temperatura, responsabilidade pelo arquivamento dos documentos, fornecimento de materiais, contingências e medidas de biossegurança, além das particularidades da operação, como endereços, horários de coleta e entrega por exemplo.

Documentos do Responsável Técnico (RT)

A RDC 504 exige a supervisão técnica de um profissional comprovadamente capacitado para atendimento dos requisitos técnicos e legais. Para tanto, o RT deverá estar regularmente inscrito no Conselho Profissional competente, bem como estar cadastrado no próprio Conselho como RT da transportadora. 

Treinamentos

A equipe que desempenha o transporte de amostras biológicas deve estar treinada, principalmente no que se refere às práticas de limpeza e desinfecção, às medidas de biossegurança para garantir um transporte seguro e nos termos que foram acertados entre as partes no POP da operação (item 2). 

Registro de Limpeza dos Automóveis

A RDC 504 exige que os automóveis utilizados para realizar o transporte de material biológico sejam higienizados com certa frequência para não apresentar risco de contaminação, considerando que o material biológico possui alto risco nesse sentido. 

Validação de Transporte

Assim como o POP, a validação de transporte é um documento essencial. Ela tem como principal objetivo garantir a qualidade e estabilidade no transporte de amostras biológicas.

Na validação, analisa-se se o planejamento do transporte irá de fato garantir a qualidade do material, em termos de embalagens, refrigeração, prazo e quantidade de amostras.

Manual de Biossegurança

A transportadora, ou o laboratório, caso seja logística própria, deve ter uma manual de biossegurança atualizado e disponível, o qual deve ser a base de um dos treinamentos obrigatórios de todos os motoristas.

Com a apresentação destes documentos, garante-se a regularidade e seriedade do seu parceiro logístico.

POP Limpeza e Desinfecção

Serão cobrados também os documentos que descrevem o procedimento de limpeza e desinfecção do transportador, o qual é a base para o treinamento dos motoristas.

Declaração de Conteúdo

Outro item que será cobrado em uma fiscalização sanitária será a declaração de conteúdo, pois é um documento que garante a rastreabilidade do material transportado.

modelo declaração de conteúdo transporte material biologico

Tempo de Arquivamento

Assim como boa parte dos documentos em laboratórios, aqueles relacionados ao transporte de material biológico devem ser arquivados por pelo menos 5 anos.

Contrato de Prestação de Serviço

Em uma fiscalização sanitária, serão cobrados tanto o contrato do laboratório com o seu parceiro logístico, quanto os contratos com seus parceiros laboratoriais.

Kit Acidente

Além dos pontos anteriores, um item cobrado é a comprovação de entrega do chamado “kit acidente”, que nada mais são do que EPIs a serem utilizados em caso de acidente.

Registro de Temperatura

Outro ponto muito cobrado dos laboratórios é o registro de temperatura de saída (remetente) e chegada (destinatário). A ideia é que estes registros tornem possível a verificação do atendimento das temperaturas necessárias do transporte, como havia sido previsto na validação do mesmo.

Embalagens de Transporte

Mais um importante item da validação e do próprio transporte é a embalagem. Ela é definida pela IATA e descrita na RDC 504 e no Manual da ANVISA.

Para o transporte é necessário utilizar o modelo tríplice, com embalagens primária, secundária e terciária.

Definições Claras

Um dos principais pontos da RDC 504 é a exigência de clareza na identificação de personagens e responsabilidades. Assim, ela exige que seja deixado claro o que será responsabilidade do Remetente, Destinatário, Tomador e Transportadora. Tudo deve ser documentado e pactuado.

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